terça-feira, 21 de abril de 2015

Piratuba é referência para estudos ambientais




Alunos de Treze Tílias buscam exemplo de boas práticas na Escola Sócio Ambiental

Há dois meses um grupo de estudos ambientais foi formado entre alunos da rede municipal de ensino de Treze Tílias. Coordenados por professores e extensionistas rurais da Epagri, eles buscam conhecimento de boas práticas em relação aos cuidados com o meio ambiente. Neste sentido, uma das ações foi visitar a O Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável, Escola Sócio Ambiental de Piratuba.

Para conhecer as ações desenvolvidas na “Sócio”, o grupo com quase 40 alunos esteve no local nesta terça-feira, dia 14. Eles conheceram inúmeras práticas da instituição piratubense que visam a preservação ambiental. “Aqui eles observaram inúmeros sistemas que desenvolvemos e trabalhamos com os alunos. Se surpreenderam com nossa escola, inclusive relataram que não existe um local como o nosso, no Estado”, conta a diretora do Centro de Referência, Edimara Peri.
Os visitantes conheceram os sistemas de captação de água da chuva, tratamento de esgoto por raízes e o de aquecimento de água através da energia solar. Eles também ficaram admirados com os projetos de reciclagem de papel, produção de artesanato com material reciclado e o decompositor orgânico.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Treze Tílias, Marcelo Mantovani, que acompanhou a visita, Piratuba é exemplo em educação sustentável. “Sem dúvidas, esta escola é realmente uma referência, as atividades realizadas aqui têm um retorno educacional muito bom”, avalia ele. “Foi uma visita muito produtiva e os alunos se interessaram pelo trabalho realizado aqui. Vamos levar muitas ideias”, comenta Mantovani.

A Escola: O Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável, também conhecido como Escola Sócio Ambiental, atende atualmente cerca de 150 alunos. Na instituição as crianças aprendem várias técnicas de reaproveitamento de matérias, economia de água e energia e produção orgânica de mudas. As aulas acontecem na teoria e na prática com uma metodologia de ensino focada na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
Cristiano Mortari/Assessoria de Imprensa - Prefeitura