quarta-feira, 24 de junho de 2015

Conferência de Segurança Alimentar Nutricional define metas em Piratuba



O evento foi realizado na última terça-feira

O Centro de Eventos de Piratuba recebeu, na terça-feira, dia 23, representantes dos CONSEAs dos municípios da AMAUC, que participaram da II Conferência Regional de Segurança Alimentar Nutricional. Após discutirem os temas propostos, algumas sugestões e metas foram levantadas para que sejam encaminhadas à Conferência Estadual.

Em grupos, os presentes trataram de políticas públicas que garantam o direito à alimentação adequada, abordando situações de cada município e seguindo os eixos da Conferência, que foram relacionados com o tema; “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: Por direitos e soberania alimentar”. “Este era o objetivo, discutir, avaliar a situação atual e depois levantar ideias que possam se tornar ações futuras, no sentido de garantir uma segurança alimentar nutricional”, comenta a nutricionista das escolas de Piratuba, Jessyka Belotto. “Foi um dia produtivo, de troca de experiências, debates e junção de ideias. Creio que as propostas da região podem ser utilizadas”, relata ela.

Dentre os temas levantados para a Conferência Estadual, que ainda será marcada, estão, o fortalecimento da agricultura familiar, implantação de programas de incentivo à hortas escolares, construção de biodigestores, capacitações para os conselheiros municipais de segurança alimentar, implantação de programa com banco de dados, para a atualização nos municípios, entre outros.

Duas palestram também foram realizadas durante o evento. Uma abordou o sistema de segurança alimentar e mecanismos para seu fortalecimento e implantação local. A outra tratos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Fonte: Cristiano Mortari