terça-feira, 4 de junho de 2013

Conferência discute ações para a educação em Piratuba

Diretores, professores, alunos e autoridades estiveram reunidos na 2ª Conferência Municipal de Educação, realizada na última sexta-feira, dia 31. No encontro, os participantes avaliaram, discutiram e deram sugestões para manter e aumentar a qualidade da educação no município.

Da Conferência, um documento é elaborado em coletivo, com as informações e reivindicações locais. Este documento é encaminhado para a Conferência Estadual, que deve ser realizada ainda neste ano e em seguida para a Conferência Nacional da Educação, (CONAE), que será realizada em 2014 e abrange todas as regiões do país. “Nós fizemos a nossa parte, nossos profissionais da área apresentaram suas sugestões e propostas, que vamos encaminhar às esferas, estadual e federal. Este é o espaço que temos para colaborar com um bom planejamento de educação”, explica o secretário de Educação de Piratuba, Geferson Schreinner.

Os principais temas discutidos na Conferência foram; A Educação e o Desenvolvimento Sustentável, Valorização dos Profissionais da Educação, Planos de Cargos e Salários, Educação em Período Integral e Tecnologia e Saúde na Educação. “Essa avaliação é importante, daqui saem propostas e sugestões de quem conhece a realidade da educação, somos nós que estamos diariamente nas escolas e sabemos do resultado de um bom planejamento na educação”, comenta a professora Daiane Vieira.

Em Piratuba os alunos também têm espaço para acompanhar e participar das discussões. Para Wellington da Costa Chiamolera, que está no Ensino Médio, a participação na Conferência foi interessante. “Aqui sabemos dos nossos direitos e deveres e também conhecemos o planejamento dos professores e diretores em relação a nossa educação. Compreendi que as ideias que saem daqui podem se tornar projetos para nosso município no futuro. Gostei de participar”, conta o aluno, que tem 15 anos. Fonte: Cristiano Mortari