sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Educação, alunos, pais e escola são temas de palestra em Piratuba


A parceria entre os pais e a escola foi o foco da palestra conduzida pelo mestre em Educação, Rafael Gabriel de Oliveira Junior, na noite da última quarta-feira, 23, em Piratuba. O salão principal do Centro de Eventos ficou lotado por pais, alunos, professores, autoridades locais, representantes de entidades e a sociedade em geral.
O objetivo da palestra, oferecida sem custos pela Secretaria de Educação, em parceria com a Editora Positivo, foi ressaltar a importância da participação dos pais no dia-a-dia escolar dos filhos. Rafael destacou que a iniciativa de uma palestra do gênero, com tamanha participação popular, é rara. Ele trabalhou questões de disciplina, respeito, valores, papel da família e da escola na educação, entre outros assuntos. Ele mostrou exemplos de comportamento dos filhos, que podem demonstrar situações e escolhas dos jovens, que muitas vezes passa despercebida pelos pais.

De acordo com a secretária de Educação de Piratuba, Claudia Port Jung, o objetivo do evento era evidenciar a importância da parceria entre a escola e os pais. “Aqui em Piratuba a participação dos pais na escola é muito boa e nós oferecemos ferramentas para isso, levamos informações e fazemos questão de ter esta proximidade, mas entendemos que é interessante reforçar a importância deste contato direto e ainda, destacar o papel da escola e o papel dos pais no processo de desenvolvimento do cidadão, que hoje é aluno, por isso oferecemos a palestra”, explica ela.

Claudia destaca ainda que a palestra mostrou aos pais e professores qual deve ser o trabalho de cada um no processo da educação, levando em conta o dever do Estado e da família. “O palestrante abordou o assunto e de uma forma muito interessante, com exemplos e analogias que distinguem a função de cada personagem da educação. Acredito que os participantes, que marcaram presença em grande número, tenham gostado, pois foi esclarecedor e recebemos muitos elogios”, conta a secretária.





Por Cristiano Mortari