quarta-feira, 31 de julho de 2013

Professores são capacitados pelo Programa “União faz a Vida”/Sicredi

O município está implantando na rede municipal de ensino, o programa “União faz a Vida”, através de uma parceria entre a Prefeitura e Sicredi. Os professores já participaram de uma capacitação, entre quinta e sexta-feira, para atuação no projeto. O objetivo é estimular o estudo com formas e metodologias diferentes, com desenvolvimento de projetos nas escolas, que permitam a participação efetiva dos alunos.

De acordo com a coordenadora do programa, Diana Serafini, com o “União faz a Vida” os professores serão incentivados a dinamizar as aulas, fazendo de uma simples explicação, projetos com os alunos. “Este é o objetivo, fazer com que os alunos participem dos projetos, de forma cooperativa, auxiliando desde o início das atividades. Se o professor chega com tudo pronto, é mais fácil, mas se houver participação dos alunos, eles vivenciam o processo e aprendem valores de cooperação e cidadania”, explica. “É como falar de meio ambiente e ir além da sala de aula e do livro, levando os alunos para conhecer e observar lugares que ilustram o conteúdo. Eles serão protagonistas do projeto com os professores e isso vai desenvolver uma visão ampla e mais crítica das coisas ”, exemplifica Diana.


O programa, que é desenvolvido pelo Sicredi, iniciou no Brasil em 1995 e atualmente 150 municípios já aderiram. Em Santa Catarina, Piratuba é a segunda cidade a implantar. Durante a capacitação, os professores realizaram atividades na teoria e na prática, em grupos, de forma cooperativa. “É um programa interessante, os professores serão estimulados a inserir os alunos nas atividades, de forma mais participativa e isso estimula a pesquisa e ensina a trabalhar em grupo, com cooperação”, comenta o secretário de Educação de Piratuba, Geferson Schreinner. “É mais um projeto que vai contribuir com o ensino dos nossos alunos, por isso estamos implantando”, ressalta. Fonte: Cristiano Mortari